Erva de gato: tudo o que você precisa saber sobre ela

A erva de gato vem ganhando cada vez mais popularidade e rendendo bons memes nas redes sociais. Saiba mais...

A erva de gato vem ganhando cada vez mais popularidade e rendendo bons memes nas redes sociais. Com certeza você já deve ter sido impactado por algum vídeo viral, de um gato que fica “animadão” depois de ter contato com a catnip. 

Essa mudança tão drástica no comportamento do felino, que normalmente costuma ser menos efusivo em relação ao contato com humanos ou outros gatos, chama a atenção e desperta curiosidade, tanto de quem é gateiro, quanto de quem não sabe exatamente como a erva de gatos funciona. Inclusive, muita gente tem dúvidas se a catnip é viável e se não há riscos em oferta-la aos seus gatinhos. 

Pensando nisso, nós trouxemos esse guia com todas as informações sobre essa erva, como ela funciona e qual o impacto que pode gerar para os peludinhos. Confira! 

O que é a catnip Erva do gato? 

A catnip é uma erva medicinal, que faz parte da família do hortelã – apesar de não serem parentes tão próximas. 

Ela surgiu no continente asiático, mas não demorou para que fosse espalhada por outros locais, chegando até o continente americano sem muita dificuldade. 

Como está em muitos lugares, seus nomes também variam bastante: 

  • Erva-gateira; 

  • Gatária; 

  • Nêveda dos gatos; 

  • Nepeta catária. 

Sua composição natural faz com que a catnip possua um aroma bastante característico, que atinge diretamente o olfato dos felinos, mais sensível que o dos humanos. 

É por isso que muita gente não compreende como a erva do gato acaba tendo tanta influência sobre os bichanos. 

O que erva de gato faz? 

A erva do gato, quando em estímulo, libera uma substância chamada nepetelactona, em formato de aroma.  

Quando os gatos inalam esse odor, ele estimula algumas regiões no cérebro do gato, como a amígdala, o bulbo olfatório e o hipotálamo, que são responsáveis pelos sentidos e emoções do felino.  

O contato gera uma reação positiva em seu organismo, fazendo com que os gatos se sintam mais eufóricos e animados. 

Porém, quando esse contato é feito a partir da ingestão, em petiscos que possuem a catnip em sua composição, o estímulo passa a ser diferente, proporcionando maior relaxamento ao pet. 

Muita gente associa o uso da erva de gato como uma substância que altera o seu comportamento, tal qual acontece com as drogas. 

Entretanto, ela não oferece nenhum tipo de ação prejudicial à saúde dos felinos, sendo uma opção natural para manter os gatos animados e/ou mais tranquilos. 

Como usar Erva de gato? 

É possível encontrar erva de gato em milhares de brinquedos para pets, principalmente naqueles que são especialmente criados para entreter os bichanos. 

Seja para liberar o seu característico aroma ou para que eles possam lamber as peças, a catnip pode ser consumida totalmente in natura, sem nenhum risco ao pet. 

Mas, vale a informação: apesar de ter essa característica associada à sua composição, a erva só afeta gatos que já estejam em idade reprodutiva. Isso acontece porque as reações neurais ativadas pela substância só atingem vias neurais que estão ligadas ao sexo.  

Sendo assim, filhotes podem não ter o seu comportamento diretamente afetado pelo uso da erva dos gatos. Pets castrados também podem ter alteração em relação à percepção dos efeitos que ela causa. 

É possível usar a erva do gato como um adestrador, devido a esse estímulo que causa no comportamento do felino. Por exemplo, salpica-la em arranhadores é uma maneira eficiente de desviar o foco do gato de locais onde ele, apesar de não poder, gosta de afiar suas garras, como sofás, tapetes e outros lugares menos propícios. 

Enquanto plantada, a catnip não causa tanto efeito nos gatos. Por isso, não há problemas em cultivá-la dentro de casa. Ela só irá liberar suas propriedades caso seja cortada ou tenha as folhas esfregadas. 

Erva do gato para cachorro dá certo? 

A erva do gato não gera nenhum tipo de influência sobre o comportamento dos cães e nenhum efeito adverso à sua saúde. 

Por isso, se você tem gatos e cachorros em casa, e está pensando em plantar catnip para os seus bichanos, fique tranquilo. Não haverá nenhum risco se o doguinho resolver comer a planta. 

Entretanto, caso queira uma alternativa natural para influenciar positivamente o comportamento dos seus cães, experimente opções como a camomila e a lavanda, que oferecem bons resultados em episódios de ansiedade e agitação. 

E para outros pets? Humanos? 

Da mesma maneira que a catnip não afeta cães, ela também não atinge nenhum outro pet com os mesmos efeitos de estímulo que gera aos gatos. 

Isso se estende aos humanos. O contato com a erva de gatos não fará nenhum tipo de alteração comportamental, seja para animar ou relaxar.  

Mas, vale uma dica: mesmo não sendo tóxica, é importante manter a catnip longe de crianças. 

Vantagens e desvantagens que a erva de gato oferece 

Agora que você já conhece bastante sobre a erva de gato e porque ela causa tantos efeitos em seu bichano, podemos prosseguir para uma parte do conteúdo que merece total atenção: as vantagens e desvantagens que ela causa ao ser utilizada. 

Basicamente, a proposta principal da catnip é oferecer uma experiência sensorial positiva aos gatos. E por ser um elemento totalmente natural, seus riscos são mínimos. 

Podemos listar mais alguns benefícios que ela proporciona: 

  • Ajuda a controlar episódios de ansiedade ou depressão; 

  • Favorece no adestramento; 

  • Ajuda a tornar o gato menos agressivo e mais sociável. 

Em relação aos pontos negativos, a erva do gato acumula poucas desvantagens no uso. A principal delas é que, quando utiliza em grandes quantidades e por um longo período de tempo, pode impactar menos o felino. 

Ele cria uma espécie de resistência aos efeitos, o que justifica o porquê de usar a catnip apenas de modo especial, como uma alternativa para torna-lo mais relaxado, animado ou ajustar o seu comportamento. 

Além disso, vale a pena falarmos sobre alguns efeitos negativos que podem ser associados ao uso sem controle, que é uma reação eufórica exagerada, levando à agressividade, diarreia e vômito. 

Porém, como dito, essas são ações bem raras e só acontecem quando há um contato muito frequente e em grandes quantidades da catnip. 

Vale a pena usar erva de gato? 

A erva de gato é uma alternativa natural e positiva para ajudar os seus bichanos a ficarem mais animados ou, até mesmo, relaxados. 

Por isso, vale a pena usá-la de maneira inteligente e com o intuito de favorecer o seu bem-estar e qualidade de vida. 

Agora que você já conhece tudo sobre a catnip e entende o motivo de ela afetar tão positivamente o seu bichano, pode experimentar se ela trará vantagens no uso.  

Contato

Rua Henrique Dumont, 530 - Ribeirão Preto/SP
Envie-nos uma mensagem